quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Plano Municipal de Saúde



O vereador Nelmo Oliveira,esteve presente em duas audiências públicas junto a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Santana do Livramento que firmou parceria com a Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Saúde para a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2011-2014). Para isso, foi formada uma comissão para elaboração do Plano Municipal de Saúde entre as três instituições parceiras.

A participação da UNIPAMPA se dá por meio de projeto de extensão coordenado pelo professor Jeferson Goularte. Integram a equipe as professoras Camila Furlan da Costa e Janaína Mendes de Oliveira, os técnicos administrativos Henrykheta Porto e Jeferson Férron, os alunos bolsistas Deivid Forgiarini e Saraí Rivero, além dos alunos voluntários do curso de Gestão Pública: Andréia Ribeiro, Caren Minho, Hóracio Dávila, Juliano Gularte, Rosali López e Rosemeire Martins.

A equipe da UNIPAMPA começou a trabalhar em setembro deste ano, realizando a coleta de dados para a elaboração do diagnóstico da Saúde em Santana do Livramento. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de realização das Audiências Públicas, que servem para levantar as demandas da população em relação às suas necessidades de saúde, sendo responsabilidade da UNIPAMPA a coordenação da dinâmica. Já foram realizadas três audiências públicas, duas urbanas e uma rural.


No dia 16 de outubro foi realizada a primeira audiência na zona rural, na comunidade do Assentamento São Joaquim, com a participação de representantes de 18 assentamentos, reunindo mais de 150 pessoas. A representante do Conselho Municipal de Saúde, Ana Viero, e a coordenadora do Assentamento São Joaquim, Jocerlei de Fátima dos Santos, ressaltaram nos seus discursos a importância do envolvimento da UNIPAMPA na construção do Plano, e principalmente, no monitoramento de sua execução pelos gestores municipais. O secretário de Saúde Walmir Silveira destacou metas alcançadas, projetos que serão desenvolvidos e como funcionam os atendimentos no município.
Nelmo Oliveira participou também da audiência pública realizada no bairro Wilson quando pode ouvir a camunidade daquela localidade e adjacências.
"As demandas são todas justas, precisamos construir um Plano Municipal de Saúde que contemple todos os bairros e principalmente investir na saúde preventiva, porque o efeito social com certeza será bem maior"-avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário