quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NELMO FALA SOBRE AS ELEIÇÕES

Pergunta: A sua votação lhe surpreendeu ou decepcionou?
Resposta: A nossa votação ficou de certa forma dentro daquilo que esperávamos. Nós realmente acreditamos na possibilidade de eleição, que se deu com 29 mil votos para o nosso partido, ou mesmo em ficarmos em primeiro suplente, que fez 17 mil votos, mas infelizmente não tivemos recursos financeiros, de pessoal e de tempo suficientes para levar essa mensagem para todas as pessoas de Livramento e confirmar uma maior votação. A votação não nos decepcionou. Nós ficamos de certa forma tristes, não apenas como agente político, mas principalmente como cidadão santanense, por termos desperdiçado uma oportunidade tão clara de elegermos um deputado federal com tão poucos votos para a nossa cidade, que tem quase 70 mil eleitores.

Pergunta: Valeu a pena o investimento de tempo e recursos financeiros? Faria novamente?
Resposta: Lutar por uma coisa em que se acredita sempre vale a pena. A nossa candidatura realmente tinha chances de eleição. Os números mostram isso. O PSB elegeu um federal com menos de 29 mil votos. Além disso, nós sempre aprendemos no nosso partido que nenhuma eleição é um fim em si mesma. Se você se elege, tem que trabalhar para fazer as coisas que defendeu. Se não se elege, é porque ainda é preciso trabalhar mais, amadurecer mais para um próximo desafio. O investimento financeiro que fizemos também não foi de grande vulto. Foi pouco. Dentro das nossas possibilidades.

Pergunta: O que considerou mais importante neste pleito?
Resposta: O mais importante foi a oportunidade do contato direto com a nossa gente. Pudemos mostrar para as pessoas quem realmente fala a verdade e quem trabalha mesmo pelo fortalecimento da nossa cidade, e não das outras. Já enquanto militantes socialistas, o mais importante do pleito foi o grande crescimento do nosso partido, PSB. Só no RS aumentamos de 1 para 3 o número de deputados federais e de 2 para 3 o de deputados estaduais. Elegemos Tarso governador e Beto Grill, do PSB, vice-governador.

Pergunta: E como avalia os resultados?
Resposta: Penso que para Livramento o resultado deve ser avaliado sob dois aspectos: um eleitoral, outro político. Do ponto de vista eleitoral o resultado foi negativo. Não conseguimos eleger nenhum deputado, graças ao individualismo de alguns e à falta de unidade em torno de um nome que realmente tivesse chances de se eleger. Do ponto de vista político, penso que a cidade vem consolidando novas lideranças locais, apesar de algumas votações terem por trás um maior aporte de recursos de fora que receberam, o que proporciona naturalmente um maior número de pessoas trabalhando pela candidatura, mais famílias envolvidas, e consequentemente, mais votos. Por outro lado, em nível de Estado, avalio que Livramento deverá ser muito beneficiada com a eleição de Tarso e Beto Grill. Acredito que as lideranças locais que temos, tanto no PSB quanto no PT, trabalharão muito para que a nossa cidade seja priorizada em projetos e recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário