quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nelmo Oliveira homenageia Colégio Santa Teresa



O grande expediente da sessão plenária realizada no Legislativo Municipal na última segunda-feira, foi transformado em "Ato Solene" para homenagear o Colégio Santa Teresa de Jesus. A proposição foi do vereador Nelmo Oliveira, com aprovação unânime dos demais membros do Poder.
Sob a presidência do vereador Bernardo Fontoura, a sessão contou com a presença, além dos vereadores, de todas as bancadas, da direção, professores, funcionários e amigos da tradicional instituição de ensino santanense, liderados pela diretora , irmã Isabel Morelló Culubret.
"É com imenso prazer que parabenizamos o Colégio Santa Teresa de Jesus pelo ano de seu centenário. Um centenário de educação que iniciou em Livramento, em 1911, por uma solicitação da comunidade local e das autoridades do município, pelo bom conceito na qualidade da educação das escolas Teresianas", justificou o vereador Nelmo Olivera, ao ocupar a tribuna no momento solene. O vereador lembrou que, naquela época, as famílias de Livramento desejavam ter uma escola religiosa para as meninas, pois três anos antes tinha sido fundada a escola dos Maristas para meninos.
Nelmo Oliveira lembrou momentos especiais do Colégio Santa Teresa de Jesus, como inauguração da Capela, ocorrida no Dia do Coração de Jesus, 27 de junho de 1930. Ano em que também foi inaugurada a Escola Complementar para Formação de Professores Primários, o que fez aumentar o número de alunas, pois era o único curso da cidade que preparava professoras. A primeira formatura ocorreu em 1933.

"A Irmã Isabel Morelló Culumbret, natural da Espanha e que há 52 anos entrou na Congregação Teresiana, é a atual diretora do Colégio Santa Teresa de Jesus. A parabenizando, cumprimentamos a todo o corpo discente e docente da escola. Um cumprimento especial aos educadores que oferecem uma aprendizagem de qualidade aos 608 alunos que atualmente estudam no colégio", frisou Nelmo Oliveira, desejando "que a escola teresiana continue com os ideais firmes de Santo Enrique de Ossó e Santa Teresa de Jesus, infundindo o espírito da verdade, da alegria, da dignidade, da magnitude e principalmente da fortaleza para contribuir na transformação social e defesa do lar comum, o nosso Planeta".
Agradecimentos
Emocionada, a irmã Isabel fez um pequeno relato da história e do trabalho realizado no Colégio Santa Teresa de Jesus e agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo Municipal e especial o vereador Nelmo Oliveira.
O ato solene foi encerrado com uma poesia declamada pelo funcionário da escola, o poeta tradicionalista, Milton Daniel Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário