sexta-feira, 19 de novembro de 2010

4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BIOMA PAMPA



Nelmo Oliveira participa da 4ª
Conferência do Bioma Pampa

A geração de emprego e renda no Pampa, as novas e tradicionais atividades e a falta de qualificação profissional dos trabalhadores foi a tônica dos depoimentos na abertura da 4ª Conferência Internacional do Bioma Pampa coordenada pela Força Sindical e organizada pela Força Verde com apoio da Assembléia Legislativa do RS.
O evento realizado nos dias 18,19 e 20 de novembro reuniu no plenário da Câmara de Vereadores de Livramento, prefeitos, vereadores e lideranças da região fronteiriça, preocupados com a geração de emprego e renda, com o desenvolvimento sustentável da região, da agricultura, pecuária e cooperativismo.

Qualificação Profissional

O vereador Nelmo Oliveira sempre engajado nas questões, que envolvem uma melhoria para Sant’Ana do Livramento, participou do evento e destacou a importância de obtermos dados precisos como os do Dieese que foram apresentados. “Com esses dados podemos verificar o bom momento do Brasil, que tem tudo para se tornar um país desenvolvido. Mas para isso necessitamos de políticas públicas que promovam crescimento e desenvolvimento. Uma análise que se faz a partir do que foi apresentado é a de que os municípios da Metade Sul têm maioria de trabalhadores no setor terciário, o que é preocupante, pois o setor primário é a nossa grande potencialidade, e isso é um reflexo aliado a falta do setor secundário do nosso inexpressivo desenvolvimento”.
O socialista destacou a necessidade de adequação dos municípios que recebem investimentos e não possuem trabalhadores qualificados. “Sabemos que esses investimentos, através de tributos contribuem de forma considerável para o desenvolvimento, mas esse desenvolvimento não se dá na sua plenitude, pois não temos qualificação adequada e esses investidores acabam tendo de se socorrer de mão-de-obra de outros Estados”.
O economista da Força Sindical-RS, Mário de Lima abordou a importância da qualificação profissional no planejamento e desenvolvimento regional. Ele resgatou o trabalho da Central pela qualificação nos municípios e ratificou a necessidade de haver a implementação de políticas públicas de qualificação profissional de acordo com a vocação e necessidades de cada região. “Um dos principais entraves do Rio Grande do Sul é a má qualificação profissional que não está de acordo com as vocações econômicas dos municípios”, avaliou.
Nelmo Oliveira acompanhou a comissão de organização durante os três dias do evento que culminou com visitação às áreas de arenização, vinícolas, silvicultura, infestação capim anoni e à usina de energia eólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário