domingo, 14 de novembro de 2010

Coluna Chimarreando - 15 de Novembro


Proclamação da República

Para nós brasileiros esta não pode ser qualquer data. Dia 15 de novembro de 1889 foi um marco histórico na política brasileira por ter ocorrido a Proclamação da República do Brasil feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Assim como ganhou o Brasil com este evento as bases para a construção da democracia brasileira, firmada em 1990 com a eleição do presidente Collor nas primeiras eleições diretas do país, os brasileiros também ganharam o feriado que é comemorado neste ano de 2010, no dia 15, segunda-feira. Sem dúvidas, será um dia para aproveitar, mas também porque não, para refletir sobre a evolução política pela qual o Brasil passou e tem passado com a chegada da primeira mulher, Dilma Roussef, ao cargo de presidente da Brasil. Aproveite o feriado do dia 15 de novembro sem esquecer de praticar a cidadania.

Unipampa
A Universidade Federal do Pampa tem desempenhado papel fundamental na ampliação de debates entre universidade, comunidade e gestores em regiões que necessitam da implementação de políticas públicas de saúde. Uma prova disso foi a participação no desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde do município, que integrou profissionais em saúde, gestores, trabalhadores, moradores da zona urbana e rural. Agora está realizando seminários itinerantes para preparar comissões de inclusão e acessibilidade em diversos campus. Em Livramento o seminário acontece no dia 9 de dezembro. Uma prova de que a Universidade está realmente cumprindo com uma de suas finalidades que é contribuir com a integração e o desenvolvimento da região de fronteira.

Escolas Rurais
O I Encontro de Escolas Rurais realizado na sexta-feira (12) contou com a presença de pais, alunos,professores e comunidades de cinco escolas. Participei do evento que contou com mais de 300 pessoas que participaram de jogos,de um almoço comunitário e da escolha da Rainha da Primavera 2010. Uma lição de cidadania e organização.

Dae
Na terça-feira (16) acontece na Câmara de Vereadores uma reunião proposta pelo Sindiágua para debater assuntos referentes ao projeto do Dae que fixa o valor das taxas mensais e dá outras providências. Um assunto que já foi discutido durante a reunião da Comissão de Leis, Cidadania e Assuntos Internacionais, da qual sou presidente. Dessa reunião, onde todos foram ouvidos, houve o entendimento, através dos esclarecimentos do diretor geral do DAE João Carrets e de sua equipe de técnicos, de que a autarquia atravessa enormes dificuldades financeiras. Vamos analisar mais uma vez e procurar uma maneira sane as necessidades do DAE e não onere de forma abusiva o contribuinte, uma forma de atenuar o impacto destes aumentos nos orçamentos das famílias.

Uma boa semana a todos. Fiquem com Deus. Até a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário