segunda-feira, 10 de maio de 2010

SANTA CASA





Esse foi o assunto debatido pelo presidente da Acil Sergio Oliveira e representantes da sua diretoria, Henrique e Edis Elgarte, na Agenda Positiva.

Embora continue recebendo apoios dos mais diferentes setores da sociedade santanense para a campanha que coordena desde o final do ano passado com o objetivo de recuperar e melhorar as condições de manutenção do hospital Santa Casa de Misericórdia, a Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL quer manter uma relação de total transparência com a comunidade em relação ao assunto. Com esse objetivo, a diretoria da entidade empresarial organizou mais uma oportunidade para demonstrar o andamento das obras e investimentos feitos em favor do estabelecimento de saúde, que chegou a ficar fechado durante quase cinco meses sob interdição ética determinada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul-Cremers em razão das condições do prédio.
Reaberto oficialmente à zero hora do dia 16 de março, o hospital já registrou cerca de 750 internações até agora, além de aproximadamente 80 partos e uma média diária de 14 novas internações. Esses números somente foram possíveis em razão da reabertura que foi proporcionada, em grande parte, pelo sucesso da campanha de sensibilização comunitária e arrecadação de donativos coordenada pela ACIL. Em cinco meses, foram recuperadas as condições e pintura das paredes da pediatria, do bloco cirúrgico, da geriatria - que abriga provisoriamente, agora, a enfermaria do hospital -, das alas de internação SUS e dos corredores de circulação e entrada principal.
Nesse período, também, foi feita uma reforma completa na cozinha da Santa Casa, que agora funciona num espaço totalmente organizado, higiênico, bem iluminado e sobretudo instrumentalizado. Outros setores do hospital também estão recebendo melhorias, a exemplo da chamada “ala dos quartos 300”. Em breve, ainda, será instalado o elevador para os carros de distribuição de alimentos, que está sendo construído pelo SENAI. Todas essas informações, juntamente com uma avaliação completa da situação dohospital, esteve na pauta da prestação de contas organizada pela ACIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário