domingo, 16 de maio de 2010

Caminhada - Luta Antimanicomial

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) comemorará o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, 18 de maio, com caminhada por algumas ruas da cidade, nesta Terça-feira. A movimentação pedirá o fim dos manicômios no Brasil e que o paciente de transtorno mental deve ser acolhido por uma rede de atendimento especializado não somente aos Caps.

Esse dia foi criado através da lei federal 10.216, para comemorar o avanço quanto ao tratamento da saúde mental já que hoje o destaque é para a necessidade de serviços substitutivos para o tratamento dos portadores de sofrimento mentais, sem o rompimento de seu convívio familiar e social, prevenindo a conduta de internação em hospitais psiquiátricos, quando surgiram os Caps juntamente com a rede de atendimento especializados.

O Centro de Atenção Psicossocial é um espaço que acolhe pessoas com transtornos mentas leves, moderados e graves, bem como usuários de álcool e drogas, com uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e oficineiras. Lá, os pacientes recebem atendimento individual e coletivo, além de participar de acolhimentos e atividades de artesanatos, dança, jogos e outros.

A caminhada alusiva ao dia Nacional de Luta Antimanicomial
sairá da frente do prédio, sito a Rua João Manuel 817, com os usuários e funcionários do Caps juntamente com a Banda Marcial do Colégio Ciryno Luiz de Azevedo percorrendo as ruas Rivadávia Coréia, Vasco Alves, Andradas até a praça Gen. Osório, onde haverá uma feira dos trabalhos dos usuários bem como uma banca da Sec. de Saúde com verificação de pressão e outros serviços.

PENSAMENTO.
Por mais que você tenha uma atuação ou se sinta isolada (o), já que sai solitariamente de casa para o trabalho ou vice-versa, sentindo o peso da responsabilidade no cargo, jamais deve sentir-se sozinho(a). Este cenário não acontece somente com os líderes, reforçando a máxima de que “o poder é solitário”. Acontece com todo mundo. Hoje, os consultórios psicológicos estão repletos de solidão a dois. Mesmo as pessoas em contato com pessoas, no meio de tantas outras, ainda se sente só. Este cenário está no mundo corporativo e nas casas, nas famílias e na sociedade, por isso procure primeiro DEUS, tenham um lar harmonioso e ai sim você poderá ajudar-se e ajudar a outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário