terça-feira, 23 de março de 2010

Seminário no RJ

Eixos discutidos no seminário do PSB realizado no RJ

O vereador Nelmo Oliveira, líder da Bancada do PSB, participou do Seminário Internacional - As experiências socialistas chinesa e de governos de esquerda em países capitalistas no RJ, de 11 a 13 de março. O evento foi promovido pela Fundação João Mangabeira e pelo Partido Socialista Brasileiro.
Conforme Oliveira “muitas personalidades estiveram presentes ao evento. Dentre elas, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e governador do estado de Pernambuco; deputado federal Ciro Gomes, deputado federal Beto Albuquerque, senadores e deputados, além de presidentes estaduais de partidos e militantes. Objetivou-se discutir as experiências socialistas da China(crescimento e suas contradições) e de governos socialistas em países capitalistas. Também participaram do evento membros do governo da China; Uruguai; Bolívia; Chile; Venezuela, dentre outros. Foi uma experiência muito gratificante, onde pude conhecer muitos projetos e experiências de desenvolvimento para nosso município”- avaliou.

Eixos discutidos

A crise econômica internacional e as limitações do capitalismo mesmo nas sociedades desenvolvidas foram alguns dos tópicos que foram desenvolvidos durante o evento.
Na América do Sul, depois do surto de ditaduras militares e o império das experiências neo-liberais, destaca-se o avanço das forças progressistas e democráticas, com a eleição de presidentes da esquerda. É o quadro novo oferecido pelo Uruguai, pelo Paraguai, pelo Chile, pelo Equador, pela Bolívia e pela Venezuela. No Brasil vivemos, desde 2003, os frutos de uma plítica de frente que assegurou a eleição (2002) e reeleição (2006) do Presidente Lula e seu governo de centro-esquerda. Respeitadas as diferenciações de cada experiência, diferenciações que devemos preservar, há alguns traços comuns que merecem ser destacados: o combate a exclusão e a pobreza, a defesa dos direitos humanos e a luta pela soberania nacional.
Esses foram alguns dos pontos que foram discutidos no seminário e podem ser conferidos na sua totalidade no vereadornelmooliveira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário