segunda-feira, 8 de março de 2010

Beto agenda reunião de prefeitos e intendentes uruguaios em Livramento

No primeiro dia de trabalho do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado (PSB), se reuniram na manhã desta segunda-feira (8) em Montevidéu (Uruguai) com o embaixador do Brasil junto ao Mercosul, Regis Arslanian. No encontro, ficou agendada uma reunião em Livramento com a participação de prefeitos e intendentes de cidades da fronteira do Uruguai com o Brasil.

O tema do encontro, que poderá ser realizado no dia 30 de março, será o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), destinado a financiar projetos em benefício das economias menores do Mercosul.

Em operação desde 2006, o Focem constitui-se no primeiro instrumento financeiro do bloco com o objetivo de contribuir para a redução das assimetrias. Está integrado por contribuições financeiras dos Estados Partes, não reembolsáveis, no montante anual de US$ 100 milhões.

Em 10 anos de duração, o Fundo tornará disponíveis recursos totais de quase US$ 1 bilhão. Entre os objetivos do Focem estão promover a convergência estrutural, desenvolver a competitividade, promover a coesão social, em particular das economias menores e regiões menos desenvolvidas e apoiar o funcionamento da estrutura institucional e o fortalecimento do processo de integração.

A reunião em Livramento acertada nesta segunda-feira em Montevidéu será organizada pela Prefeitura de Santana do Livramento e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário