quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vereador Nelmo Oliveira convida os santanenses para evento cultural



Lançamento do livro “Alma Basca” de Ana Luiza Etchalus



Aceitando o convite da livraria Marco Zero e da Red-e Pampa, Ana Luiza Panyagua Etchalus realizará em Santana do Livramento, uma palestra e o lançamento do livro “Alma Basca – tudo o que tem nome existe”, no dia 30 de julho, sábado, às 18 horas, no Núcleo de Estudos Fronteiriços. O evento conta com o apoio da Fazenda Palomas e da Universidade Federal de Pelotas.
Em “Alma Basca”, Ana Luiza nos conduz com delicadeza e humor às curiosidades, características e peculiaridades do País Basco, e comenta a trajetória compartilhada por um grande número de famílias que chegaram ao Rio Grande do Sul via Buenos Aires e Montevidéu.
Na edição estão distribuídos os dezesseis capítulos que abordam, entre outros aspectos, a geografia, a história de um dos povos mais antigos da Europa Ocidental, a diáspora basca, aspectos da cultura e os elos que ligam a América do Sul com o País Basco, localizado entre o Norte da Espanha e o Sudoeste da França.
Para a realização do livro, Ana Luiza contou com acervo de familiares, obras adquiridas em suas viagens pelo País Basco, Montevidéu e Buenos Aires. Entre os descendentes mais conhecidos estão o líder revolucionário Che Guevara, e o ex-presidente brasileiro Emílio Garrastazu Médici. E para quem curte futebol como a autora comenta que nomes como Sorondo e Guiñazu revelam raizes bascas.
Antonio Augusto Fagundes Filho, responsável pelo prefácio do livro, é quem revela um pouco mais sobre a narrativa:
“A verdadeira face do povo basco costuma ser desconhecida, escondida atrás de questões políticas e estereótipos milenares. Se por um lado muitos conhecem a tradição do povo basco em lutar por sua liberdade, nem todos conhecem de fato a fascinante cultura basca, suas raízes, sua história e, mais do que tudo, seu imenso compromisso com a celebração da Vida.
Essa lacuna é agora encantadoramente preenchida com o livro “Alma Basca – Tudo o que tem nome existe”. A autora, Ana Luiza Panyagua Etchalus narra de forma direta e comovente uma emocionante jornada em busca de suas origens aonde descobre o sedutor universo do povo euskadi, e sua maneira única de encarar o mundo. O relato culmina com uma viagem onde a ida ao País Basco é o gatilho para uma transformadora descoberta pessoal.
O resultado é um livro, ao mesmo tempo informativo e emocionante, com todas as informações históricas e culturais que o leitor precisa para compreender, por si mesmo, as razões e os mistérios do povo basco”. A.A.F.F.
Lançamento: “Alma Basca – Tudo o que tem nome existe” de Ana Luiza Panyagua Etchalus
Núcleo de Estudos Fronteiriços – Rua Duque de Caxias, nº 1759, no dia 30 de julho, às 18 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário