sexta-feira, 8 de julho de 2011

07 de julho: Dia do Voluntariado Social

Reconhecemos o trabalho dos milhões de pessoas que, em todo o mundo, dedicam o seu tempo e talento a combater os desafios mundiais: desde voluntários que trabalham nas suas próprias comunidades a favor da adaptação às alterações climáticas e da redução da pobreza àqueles que apóiam as causas mundiais da paz, da justiça e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Congratulo-me igualmente com o número cada vez mais elevado de voluntários em linha, nos últimos anos, o que permite a ligação entre as pessoas – profissionais, estudantes, donas de casa e pessoas com deficiência de todo o mundo – e lhes dá a oportunidade de contribuírem para o desenvolvimento e para o trabalho das Nações Unidas. O voluntariado em linha ainda é relativamente novo, mas tem um grande potencial. Assim, incentivos todos os nossos parceiros a refletirem sobre a forma de aproveitar o poder da Internet. E demais canais de comunicação para a divulgação de vários exemplo dessa solidariedade voluntária.

O voluntariado ajuda a unir-nos, como indivíduos e como sociedades. É um poderoso instrumento para mobilizar todos os segmentos da sociedade como parceiros ativo para a construção de um mundo melhor. Juntos, aproveitemos esta data para encontrar novas áreas onde o voluntariado possa fazer a diferença. Honremos o voluntariado como uma expressão da nossa humanidade comum e como um meio de promover o respeito, a solidariedade e a reciprocidade.
Quantos dias nos perguntamos: o que nos leva a ser voluntários, voluntárias?

Tornar-se voluntário significa atender à uma vontade que se transforma em um ideal. Ser voluntário, voluntária é conseqüência da tomada de consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

A cada ano cresce o número de voluntários e voluntárias que contribuem com o trabalho social da Sociedade, uma legião de homens e mulheres que possibilitam que sejam beneficiadas mais e mais crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas que muitas vezes já perderam a esperança... E juntos, percebemos que somos bem mais fortes, que podemos ajudar!
Essa mensagem, vem expressar nossa gratidão à todos que de alguma forma colaboram e tornam possível a realização de nossos sonhos, a realização das obras sociais que tanto minimizam o sofrimento das pessoas em vulnerabilidade social. Sem vocês, o sonho de viver em uma sociedade mais justa e igualitária jamais seriam concretizado!A vocês, voluntários e voluntárias, por perceberem o que ocorre à nossa volta e importarem-se de fato… por buscarem promover uma transformação efetiva através de atitudes por proporcionarem sorrisos as pessoas que acabam por perder a motivação para dá-los... por estenderem a mão, em sinal de solidariedade, a quem necessita… À vocês, deixamos a nossa homenagem, a nossa eterna gratidão e nosso eterno muito obrigado!

Podemos citar todas as ONGs, Projeto Tchê, Conferência São Vicente de Paula, Centro Beneficente Maria Abgail, ONG Alô Rim, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Comadi, Grupo de Mães, anônimos espalhados por essa cidade, Assendef, Adevi, Lar de Meninas,entre tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário