terça-feira, 2 de agosto de 2011

Campanha de doadores de medula mobiliza mais de duas centenas de pessoas


Uma atividade que visa mobilizar a comunidade santanense sobre a questão do voluntariado na questão da doação de medula óssea foi promovida em parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, gabinete do vereador Nelmo Oliveira e Laboratório Marques Alves. Durante a última sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 foi realizada a campanha "Doe Vida", seja um doador de medula óssea e sangue. O Banco de sangue recebeu centenas de pessoas, fazendo o cadastro de aproximadamente 250 pessoas, que estarão em um programa nacional que verifica a compatibilidade de medula para doação. Para fazer o cadastramento é simples e rápido, apenas cinco mililitros de sangue são o suficiente para fazer o teste de compatibilidade e um termo de consentimento, contendo identificação e endereço.
O vereador Nelmo Oliveira frisou que dedica seu trabalho a toda e qualquer ação que vise à vida e sua melhoria, destacando, ainda, que através de um acontecimento pessoal, presenciou a importância do cadastramento para doação de medula óssea, através do qual vem se dedicando para realização destes eventos.
Já para Paulo Roberto Farias Alves e Marcelo Marques Alves, diretores do Laboratório Marques Alves, o destaque ficou também por conta do grande número de pessoas que foi até o local para buscar informações sobre a questão da doação em si e suas consequências e efeitos colaterais. "Tem que ficar bem claro para as pessoas que ser doador não irá acarretar nenhum mal ao organismo, que depois de 15 dias estará totalmente recuperado. A questão mais importante e que tem que ser lembrada por todos é que a doação vai salvar uma vida, e isto tem um valor muito grande", comenta Roberto.
Em uma avaliação geral de ambos, o evento foi altamente satisfatório, uma vez que as pessoas, a imprensa e os órgãos públicos, através de seus representantes, fizeram sua parte e compareceram e apoiaram a realização do evento. "Doação de medula é uma palavra muito forte, e não é da primeira vez que vamos convencer as pessoas da importância do ato de doar. Nem o governo nacional de um país que tem mais de 200 milhões de habitantes, consegue 1% de doadores, não somos nós que vamos conseguir em um evento apenas. Mas vamos ficar tentando, sensibilizando cada vez mais as pessoas”, completa Roberto.
Banco de sangue

Alves destacou que grande parte da pessoas também só dá atenção ao banco de sangue quando precisa do serviço. “Também temos dificuldades em captar doadores para o banco de sangue”.
Ao fim, Paulo Roberto Farias Alves destacou a grande importância da visita de Beto Albuquerque, Mary e Wainer Machado, que foram incentivadores da campanha. “O próprio Governador Tarso Genro quando usou da palavra, no Guanabara, pediu as pessoas presentes que viessem até o laboratório e fizessem a doação, para constituição do banco de cadastro de doadores de medula óssea. As pessoas têm que entender que este processo é indolor e não apresenta risco algum aos doadores”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário