sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Faixa de Fronteira

Nelmo Oliveira apóia execução do Plano
de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira

O vereador Nelmo Oliveira enviou recentemente ao Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um ofício solicitando que seja acolhida a proposta da Força Sindical referente à Execução do Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira ao que tange a consolidação do Fundo Especial para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira.
Conforme o vereador Sant’Ana do Livramento que está localizada na Faixa de Fronteira Arco Sul, sub-região Fronteira da Metade Sul do Rio Grande do Sul, vem sofrendo há pelo menos duas décadas, um empobrecimento bastante acentuado, além de uma significativa perda de população para centros urbanos que apresentam melhores oportunidades de trabalho, especialização e renda. “Em Sant’ Ana do Livramento houve uma diminuição de quase dez mil habitantes nesse período. E esta situação verifica-se também em quase todos os municípios da metade sul do Estado, pelos mesmos motivos. Faltam-nos políticas públicas que facilitem a implantação de empreendimentos capazes de gerar emprego e renda para nossos conterrâneos. O setor secundário é quase inexistente em toda sub-região, e como todos sabem o setor industrial necessita de vultosos investimentos para serem implantados”.
O vereador destacou também que em Livramento não há mão de obra qualificada.
“Acredito que precisamos investir pesado na consolidação de cadeias produtivas completas, não apenas produzindo matérias-primas, mas também beneficiando e agregando valor aos nossos produtos e também construir e garantir a aplicação de políticas públicas que visem o desenvolvimento integral, universal e disponibilizado com equidade a todas as regiões de nosso País, e isso requer investimentos pesados nas áreas de Faixa de Fronteira”.
Nelmo conseguiu aprovação unânime dos vereadores da Casa solicitando a todos que participem e apóiem a idéia proposta pelo presidente da Força Sindical Claudio Janta e levou essa solicitação também aos deputados estaduais Miki Breier e Heitor Schuch, quando esteve em Porto Alegre.
“Todos apoiaram essa iniciativa, sabemos que a zona de fronteira apresenta um conjunto de múltiplas relações econômicas, sociais, políticas, culturais, pessoais, trabalhistas e muitas outras que se estabelecem num espaço transnacional. Mas por outro lado, a faixa de fronteira é rígida, associada aos limites territoriais do poder do Estado. Por tudo isso precisamos promover o desenvolvimento e a integração da faixa de fronteira, estimulando a formação de parcerias para o desenvolvimento regional” -concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário