domingo, 12 de dezembro de 2010

Coluna Chimarreando - 13 de Dezembro

FAIXA DE FRONTEIRA
Nossa cidade que está localizada na Faixa de Fronteira Arco Sul,sub região Fronteira da metade Sul do Rio Grande do Sul, vem sofrendo há pelo menos duas décadas,um empobrecimento bastante acentuado, além de uma significativa perda de população para centros urbanos que apresentam melhores oportunidades de trabalho, especialização e renda.
Acreditamos que precisamos investir pesado na consolidação de cadeias produtivas completas, não apenas produzindo matérias-primas, mas também beneficiando e agregando valores aos nossos produtos.
Por isso estamos empenhados na busca da consolidação da proposta da Força Sindical referente à Execução do Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira ao que tange a consolidação do Fundo Especial para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, na certeza que esse fundo será um indutor e um facilitador para a solução de problemas históricos vividos por todos os municípios da região fronteiriça.

INCLUSÃO SOCIAL

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7671/10, do deputado Márcio França (PSB-SP), que cria a Política Nacional de Acessibilidade Cultural aos Portadores de Deficiência Ocular e Auditiva (Pnac). A proposta torna obrigatória adaptações em espaços de espetáculos para que portadores de deficiência possam acompanhar as apresentações.
De acordo com a proposta, os espaços culturais deverão oferecer sistemas de escrita em braile, com descrição em áudio, em frente ou ao lado do assento do portador de deficiência visual. Para o portador de deficiência auditiva, deverão ser disponibilizados textos que permitam o acompanhamento em tempo real do espetáculo. Quando o espetáculo for promovido em local aberto, como anfiteatros, parques públicos ou de exposições, deverão ser utilizados outros mecanismos.
É mais um do projeto do PSB que será colocado em prática,que com certeza facilitará o acesso de deficientes visuais e auditivos aos espetáculos.

MEDULA ÓSSEA
Convido a comunidade para nesta terça-feira participar de mais uma ação de coleta de material e dados para a doação de medula óssea, que será desenvolvida na Sede do Fórum local das 9 as 15 horas, pelo Hemocentro de Alegrete.
A ação faz parte de um dos programas de meu Gabinete, o Parceria Resolve que tem como Projeto: Todo dia é dia de doar . O Laboratório Dr Pio, a Direção do Fórum local, Unipampa e Secretaria Municipal de Saúde são os parceiros dessa ação que também tem apoio do Gabinete do deputado federal Beto Albuquerque.
Durante este ano diversas mobilizações foram realizadas com a finalidade de que o voluntário passe a integrar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME. São necessários apenas 5ml de sangue para a amostra, mas certamente esse pequeno gesto do cidadão poderá ser fundamental para salvar a vida de um semelhante que precise de transplante e esteja neste momento esperando por uma confirmação de compatibilidade.
Espero sinceramente que a nossa comunidade se sensibilize. É um gesto simples, mas de grande significado para as pessoas que esperam na fila pela chance de um transplante para voltar a levar uma vida normal.

Para se tornar um doador é preciso:
• Ter entre 18 e 55anos de idade
• Estar em bom estado de saúde
• Levar um documento de identificação com foto
Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue de 5ml para testes.
Esse é o momento para sensibilizar os voluntários a se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e aumentar as possibilidades de se encontrar um doador compatível para milhares que esperam por um transplante. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Participe!

Uma Boa semana. Fiquem com Deus. Até a próxima segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário