sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Doação de Medula - Dia 14 de Dezembro




SOLIDARIEDADE

Nelmo Oliveira mobiliza comunidade
para doação de medula óssea no dia 14


Hemocentro regional recolherá amostras para cadastro de doadores

O gabinete do vereador Nelmo Oliveira, convida a comunidade a participar de mais uma ação de coleta de material e dados para a doação de medula óssea, que será desenvolvida no dia 14 de dezembro de 2010, na Sede do Fórum local das 9 as 15 horas, pelo Hemocentro de Alegrete.
A ação faz parte de um dos programas do Gabinete, o Parceria Resolve que tem como Projeto: Todo dia é dia de doar . O Laboratório Dr Pio, a Direção do Fórum local, Unipampa e Secretaria Municipal de Saúde são os parceiros dessa ação que tem apoio do Gabinete do deputado federal Beto Albuquerque.
O vereador Nelmo Oliveira teve uma proposição aprovada por unanimidade no ano passado, instituindo o dia 14 de dezembro de cada ano como o “Dia Municipal de Mobilização para a Doação de Medula Óssea, que converteu-se em Lei Municipal 5714/09. Durante o ano diversas mobilizações foram realizadas com a finalidade de que o voluntário passe a integrar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME.

Durante todo o evento, técnicos do Hemocentro Regional, com sede em Alegrete, estarão em Livramento realizando coleta de amostras de sangue para verificação de compatibilidade, a serem inscritas no banco nacional de dados.
A vinda dos técnicos do Hemocentro foi provocada e viabilizada pelo gabinete do vereador Nelmo Oliveira, líder da bancada do PSB na Câmara, com o objetivo de contribuir para o aumento do número de doadores no cadastro nacional. “Apenas 5ml de sangue são necessários para a amostra, mas certamente esse pequeno gesto do cidadão poderá ser fundamental para salvar a vida de um semelhante que precise de transplante e esteja neste momento esperando por uma confirmação de compatibilidade”, argumenta Nelmo Oliveira, cuja mãe, Dona Maria, é uma transplantada que felizmente leva hoje uma vida normal.

O envolvimento do vereador com a mobilização nacional para aumentar o banco de dados de doadores no Brasil cresceu a partir da convivência dele como o deputado socialista Beto Albuquerque, autor da lei federal que instituiu a Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula, a chamada Lei Pietro, em homenagem ao filho do deputado, que chegou a receber um transplante, nos Estados Unidos, mas não conseguiu superar as consequências da leucemia, transformando-se num símbolo da luta a favor da doação. “Nos Estados Unidos, o banco de doadores reúne mais de 16 milhões de pessoas. Aqui no Brasil, até hoje, o Registro Nacional de Doadores é de pouco mais de 100 mil nomes”, lamenta Nelmo.
“Nós esperamos sinceramente que a nossa comunidade se sensibilize. É um gesto simples, mas de grande significado para as pessoas que esperam na fila pela chance de um transplante para voltar a levar uma vida normal. É um gesto de amor pela própria vida”, conclama o legislador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário