domingo, 25 de julho de 2010

Energia Eólica - entrega de mais 5 licenças

O prefeito municipal Wainer Machado, entregou ao diretor presidente da Eólica Cerro Chato, Luis Antônio Zanchi, mais 5 licenças ambientais que irão permitir que a empresa Eletrosul participe entre os dias 24 e 25 de agosto, do Leilão de Energias Renováveis, com 5 parques eólicos de 8mw e 9mw, situados em torno dos três que já estão em fase de construção do Canteiro de Obras, que totalizam 90mw.


Novos parques

Ao todo, os cinco parques eólicos somam 41 MW, totalizando aproximadamente mais 240 milhões de investimentos no município.

Potencial

O Secretário Róbson Cabral acredita que Livramento estará com 11 parques eólicos no leilão deste ano, com potencial de 1 bilhão de investimentos na cidade.
Existem dois empreendedores (Fortuny e Ecopart) providenciando mais 6 parques eólicos. Quatro da Fortuny somarão mais de 100 MW e da Ecopart mais 60MW, todos licenciados pela Fepam RS.

Burocracia

Na oportunidade, Wainer Machado criticou a necessidade de que estes investimentos consigam vencer a burocracia e o ceticismo de alguns que não querem o desenvolvimento de um município que terá, em alguns anos, capacidade de produzir 25% da energia eólica de todo o estado gaúcho, sendo uma referência nacional, a exemplo do que já está sendo efetuado pelo Poder Executivo, que possui um Departamento de Meio Ambiente que consegue liberar licenças Prévias com até 10mw de potência, e está buscando, junto a Fepam, ampliar no mínimo para 30mw, complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário