domingo, 24 de abril de 2011

Nelmo Oliveira articula apoio para eventos culturais



O vereador Nelmo Oliveira, líder da bancada do PSB na Câmara de Vereadores, esteve na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer onde se reuniu com o secretário Mauricio Del Fabro e técnicos da pasta com objetivo de estabelecer parceria entre poder público e entidades sociais para a realização de eventos culturais locais. Na oportunidade, esteve acompanhado do Patrão do C.T.G. Fronteira Aberta, José Quines, e posteriormente de Cláudio Silveira, da parceria “Verso e Prosa”.
Os encontros serviram para debater os meios de cooperação e parceria entre as entidades e poder público, através da pasta municipal, com a finalidade de realizar eventos que ressaltem e oportunizem à comunidade santanense e aos turistas que chegam à fronteira da paz o pleno acesso a cultura gaúcha.
“Referente ao CTG Fronteira Aberta a intenção é de se aproveitar a riqueza cultural produzida nas mais diversas manifestações, tais como: apresentações artísticas (dança música, poesia); demonstração de usos, costumes e lides campeiras; mostras e palestras culturais”- avaliou o vereador. Atualmente a entidade se prepara para desenvolver alguns projetos como torneio de truco, mostra cultural e o festival de intérpretes Canto Fronteiro.
Confraria Verso e prosa
Por sua vez, Cláudio Silveira integrante da confraria “verso e prosa” solicitou apoio ao “Iº Marco da Poesia Pampeana” e convidou para o festival de poesias gaúchas que a confraria realizará no dia 28 de maio de 2011, às 20 horas na sede do CTG Presilha do Pago, localizado na Vigia em Livramento.
O evento cultural contará com os poetas Edilson Villagran Martins, Fábio Malcorra e Anomar Danúbio Vieira na comissão julgadora que no próximo dia 25 de abril realizará a triagem das mais de 120 poesias inscritas, classificando 10 (dez) trabalhos para apresentação em palco. Para o tradicionalista “é muito importante que Livramento tenha novamente um festival de poesia que irá preencher o espaço deixado pela ausência da “Chasqueada da poesia” festival que revelou muitos poetas santanenses”.
O vereador Nelmo Oliveira disse estar “ satisfeito com a parceria, pois é de suma importância manter vivas as raízes da tradição e do folclore gaúcho. Quando os entes públicos e as organizações não governamentais se unem em torno deste propósito, fica mais simples e mais abrangente toda e qualquer atividade desenvolvida nesse sentido”. Nelmo destacou a importância das atividades de valorização, preservação e divulgação da cultura regional desenvolvida pela Secretaria, pois, seu mandato parlamentar tem como foco o desenvolvimento sustentável do município em todas as áreas, seja no campo econômico, social ou cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário