quarta-feira, 27 de abril de 2011


Lideranças santanenses participam de evento regional em Alegrete.

Diálogos culturais preparam a realização da conferência “cultura para o Rio Grande crescer”.

A secretária da cultura do estado - SEDAC busca a descentralização da cultura no estado do Rio Grande do sul. Para isso elaborou uma metodologia de trabalho que busca discutir as diretrizes da política cultural com todas as regiões do estado, estimular a participação popular, promover a apresentação institucional entre outros. O cronograma prevê a realização de debates culturais em vários municípios gaúchos com a intenção de ouvir a população manifestar suas vontades, necessidades e formular demandas para constarem primeiramente na pauta da “Conferência de cultura para o Rio Grande Crescer” a ser realizada nos dias 29 e 30 de abril em Santa Maria e posteriormente constar no plano estadual de cultura.
Os diálogos culturais estão sendo realizados em etapas regionais, já aconteceram em Bento Gonçalves, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Alegrete, Cruz Alta, Porto Alegre e na cidade de Pelotas. Nestes eventos, os técnicos apresentam o fluxograma da pasta estadual da cultura, sua organização e a metodologia de trabalho a ser desenvolvida.
O encontro regional, da fronteira oeste, aconteceu dia 10 de abril no centro administrativo da cidade de Alegrete, e contou com a participação de vários municípios nos debates denominados “diálogos culturais”. Livramento esteve representado pelo secretário de cultura, esporte e lazer Maurício Del Fabro, Edson Farias diretor da casa de cultura David Canabarro e pelo vereador Nelmo Oliveira (PSB). A representação santanense em suas participações na assembleia pública reivindicou a realização de uma edição da conferência de cultura em livramento. Maurício destacou “Livramento contribui intensamente na formação histórico-cultural do estado, possui uma diversidade cultural imensa e tem muito interesse em sediar um evento cultural dessa magnitude”. O vereador Nelmo em sua fala afirmou “o material cultural de extrema qualidade produzido em nossa fronteira em suas diferentes formas de manifestação e peculiaridade, nos legitimam a receber a conferência de cultura para que, desta forma os vários atores sociais possam ter voz, apresentem a sua visão, opiniões e as demandas da cidade e região”.

CONFERÊNCIA DE CULTURA

A comitiva santanense participará da “conferência de cultura para o Rio Grande crescer” que será realizada na cidade de Santa Maria nos dias 29 e 30 de abril, onde será apresentado, para discussão e debates, o material coletado em todo o estado nas edições dos diálogos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário