domingo, 27 de dezembro de 2009

Voto de Aplauso para Carlos Urbim



Carlos Urbim é homenageado
na Casa de Cultura Ivo Caggiani

O Executivo Municipal e o líder da Bancada do PSB na Câmara de Vereadores, Nelmo Oliveira realizaram na noite de 22 de dezembro uma homenagem ao patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, o escritor Carlos Urbim.
O escritor e jornalista Carlos Urbim, que é santanense recebeu familiares, amigos e convidados especiais que puderam escutar o autor falando da felicidade de receber as homenagem em sua terra natal. “ O prefeito Wainer e o vereador Nelmo Oliveira, estiveram lá em casa para me entregar o voto de aplauso da Câmara de Vereadores, mas fui logo dizendo, quero receber em Sant’Ana do Livramento, junto aos meus amigos e familiares, quero me izibir lá”.

Homenagens
O secretário de Cultura do município Mauricio Del Fabro entregou ao escritor uma lembrança e destacou a importância do jornalista para o desenvolvimento da cultura de Sant’Ana do Livramento. Já o vereador Nelmo Oliveira, proponente do Voto de Aplauso que teve aprovação unânime de todos os vereadores, falou sobre diversas obras do escritor dentre elas a da Bolacha Maria e a obra Um Guri Daltônico, que é sucesso nacional. “A escolha do Carlos Urbim para Patrono da Feira de Porto Alegre, não foi surpresa para os santanenses, que já conhecem o escritor. Sem dúvida Carlos Urbim tem uma sensibilidade incrível e cria imagens com as palavras fazendo adultos e crianças viajarem pelo Rio Grande e até vivenciarem as estórias que se parecem com as dos próprios pais,é uma honra para os santanenses termos um patrono da Feira de Porto Alegre que é santanense”-avaliou.
O Prefeito Wainer Machado reiterou as homenagens ressaltando que o escritor ao escrever para crianças busca na infância a motivação para o material de que é feita sua produção literária, conservando as influências e o sotaque da nossa terra, local onde nasceu. “O Carlos Urbim utiliza a poesia como forma de cativar os pequenos leitores e seus personagens têm fortes vínculos com o cotidiano gaúcho, o que contribui para a identificação imediata entre o autor e seu público e fortalece ainda mais a cultura do nosso estado”-destacou.
Após as homenagens o escritor autografou edições do 25° ano de Um Guri Daltônico e convidou os presentes para uma tábua de queijos e vinhos.

Conheça mais sobre o escritor

Carlos Urbim equilibra uma carreira respeitada como jornalista e autor de livros para crianças e jovens. Nascido em Santana do Livramento em 1948, Carlos Urbim tem entre suas obras mais conhecidas verdadeiros clássicos da literatura para os pequenos no Estado, como Um guri daltônico, Diário de um guri e Saco de brinquedos — muitos deles adaptados com frequência para o teatro. Seu livro mais recente é o infanto-juvenil Admissão ao Ginásio (Editora Escritos, 2008), sobre as angústias de um menino que teme não passar nos exames orais e escritos que serão aplicados para sua admissão ao ginásio (sistema que vigorou no Brasil dos anos 1930 aos 1970

No ano passado, Urbim ingressou na Academia Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 40. Como homem de imprensa, teve passagem por Diários Associados, Folha da Manhã, Istoé, Diário do Sul e por Zero Hora.

Foi o coordenador da equipe que pesquisou e redigiu mais de uma centena de programas curtos sobre a história do Rio Grande exibidos pela RBS/TV nas séries Rio Grande do Sul: Um século de História, Os Farrapos e A Ferro e Fogo. No ano passado, publicou o livro Zamprogna: a História da Imigração Italiana e a Industrialização no Rio Grande do Sul, pela Editora Jornal Via Norte.

A Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano realiza sua 55ª edição, realizou-se de 30 de outubro a 15 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário