domingo, 13 de dezembro de 2009


Nelmo Oliveira integra-se

nas atividades das feiras


O vereador Nelmo Oliveira, líder do PSB na Câmara de Vereadores, participou ativamente das duas feiras em Economia Solidária que acontecem no Parque Internacional.

A 1ª Feira Regional de Economia Solidária da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e, a 2ª Feira Binacional de Economia Popular Solidária, foram organizadas através de um grande mutirão articulado e animado por um grande grupo de Empreendimentos Solidários, Entidades, Pastorais Sociais, Organizações Governamentais e Não Governamentais, Movimentos Populares, Associações, Organizações e pessoas comprometidas com esta luta e caminhada.

Participação

O vereador destacou a importância da participação de grupos vindos, do Uruguai, da Argentina e do Paraguai, além de cidades da fronteira oeste como Quarai e Uruguaiana. “É muito gratificante ver que criamos o conceito da demanda socialmente orientada, pelo qual são adotadas parcerias entre organizações de apoio técnico e instituições que podem contar com produtos de empreendimentos solidários", e isso é visto aqui nas Feiras cada grupo expõe seus produtos, realmente está um sucesso”-avalia.

As oficinas de capacitação são destinadas exclusivamente aos empreendedores. Os temas das formações são: Relações Humanas na Economia Solidária, Comércio Justo e Troca Solidária e, Sustentabilidade dos empreendimentos solidários.

Os momentos de formação e troca de experiência são, segundo Sérgio Levy,coordenador do evento, muito importantes para a organização e o fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária. Ele diz que é preciso fazer muito para desenvolver essa atividade, já que "a ES está ainda engatinhando na área".

Stands

Em visita aos stands Nelmo Oliveira pode ver os trabalhos e manteve contato com os expositores, como a professora Terezinha Araujo que trabalha com pintura em tecido há mais de trinta anos e trouxe seus alunos à feira para mostrarem seus produtos. O vereador ressaltou que “mostrar os trabalhos, conhecer pessoas com os mesmos objetivos, compartilhar experiências, interagir e adquirir mais conhecimento, gera em todos os participantes um ânimo renovado e expectativas de que a economia cresça de forma sustentável e que não privilegie algumas poucas pessoas, mas todos de forma justa”.

Um comentário: