domingo, 15 de maio de 2011

Comite Estadual para Segurança no Trânsito



Solenidade foi realizada no Palácio Piratini quando o governador Tarso Genro assinou decreto que cria o comitê
O vereador socialista Nelmo Oliveira representou Livramento na solenidade de lançamento da “década de Ação pela segurança no trânsito” e assinatura do decreto que criou o “Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito”.

DÉCADA MUNDIAL DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Em razão do alarmante número estatístico de pessoas que morrem em acidentes de trânsito a cada ano (1,3 milhão), a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um plano de medidas imediatas de educação e prevenção contra violência nas estradas e nas ruas, denominada a Década mundial de ação pela segurança no trânsito, no sentido de ajudar as pessoas de todo o planeta. Para orientar o desenvolvimento das ações da década, estabeleceu cinco pilares: fortalecimento da gestão de segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança veicular; comportamento e segurança dos usuários; atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação. O desafio proposto é considerado grande: diminuir em 50% o número de mortes por acidente até 2020.
AÇÕES NO ESTADO GAÚCHO
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, a solenidade de lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito e assinatura pelo governador Tarso Genro do decreto que cria o Comitê Estadual de Mobilização pela segurança do trânsito. Com as dependências do salão negrinho do pastoreio completamente lotadas com a presença de autoridades, comunitários, lideranças e representações de órgãos responsáveis pela segurança pública e outros, o governo gaúcho integrou-se ao movimento recomendado pela OMS - organização mundial da saúde de buscar incessantemente através de ações, programas, e políticas públicas diminuir os acidentes de trânsito que causam mortes e sequelas no estado do Rio Grande do Sul. Em seus discursos o presidente do DETRAN gaúcho Alessandro Barcellos; a secretária de estado da administração e recursos humanos Stela Farias; o vice-governador do estado Beto Grill presidente do Comitê estadual de mobilização pela segurança no trânsito; e o governador Tarso Genro enfatizaram a necessidade do envolvimento e conscientização e colaboração de todos os gaúchos neste processo, pois há o entendimento que cada um precisa fazer a sua parte e juntos salvar milhões de vidas.

AÇÕES MUNICIPAIS

O vereador, Nelmo Oliveira, ressaltou a necessidade de desenvolvermos estas ações em Livramento, levando em consideração a grande frota de veículos circulando em nossa cidade, condições de infraestrutura viária e de mobilidade urbana, não temos condições adequadas para um trânsito seguro em nossas ruas e rodovias locais e regionais. “sou autor da lei que criou o dia municipal de mobilização pela segurança no trânsito, portanto temos legitimidade para abordar o tema em âmbito do nosso município”; disse ainda que, aproveitou a oportunidade para tratar do tema com o deputado estadual Miki Breier (PSB) que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro no sentido de se engajar na luta desta bandeira do seu mandato e do deputado Beto Albuquerque, hoje secretário de infraestrutura do RS. E finalizou dizendo que esta trabalhando para criar o comitê municipal em defesa do trânsito seguro, organismo que deverá congregar instituições, entidades, autoridades e pessoas interessadas em tratar do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário