sábado, 24 de abril de 2010

Dia Municipal de Mobilização - Doença Renal


O vereador Nelmo Oliveira, líder da bancada do PSB entrou recentemente na Câmara Municipal de Vereadores com projeto de lei que institui o Dia Municipal de Mobilização para Prevenção de Doença Crônica Renal no município de Sant'Ana do Livramento.
O vereador destacou a imensa relevância do tema e a necessidade de que a população santanense esteja devidamente informada sobre o assunto, buscando, assim, a diminuição e a prevenção dos riscos das doenças crônicas renais. Sant’Ana do Livramento possui uma entidade de caráter privado sem fins lucrativos com aproximadamente dois anos de fundação e reconhecida atuação na área de assistência, educação e prevenção das doenças crônicas renais, a "Alô Rim Livramento".

Alô Rim Livramento

A instituição constatou que apenas três de cada dez doentes conheciam sua insuficiência renal. Os outros sete doentes, segundo os dados colhidos, não sabiam de sua enfermidade, entre outros motivos, porque em decorrência de outras doenças, como diabetes, por exemplo, vêm a ter complicações em vários outros órgãos sem perceber. Hoje, estima-se que cerca de 40% das pessoas com diabetes acabam por desenvolver complicações tardias. Estas complicações evoluem de maneira silenciosa e muitas vezes somente são diagnosticadas já depois de muito tempo.
Diante desse quadro preocupante, a "Alô Rim" se propôs à criação de uma estrutura orgânica capaz de realizar a educação e a prevenção requerida nesses casos, diagnosticando a população de renais crônicos em nosso Município e promovendo políticas sociais de estímulo sobre a temática. Além disso, se propõe a estabelecer um conjunto de ações que visam, simultaneamente, proporcionar uma assistência às necessidades dos pacientes renais, e acompanhar os exames periódicos que os pacientes com lesões graves nos rins necessitam, além do controle da diabetes e da tensão arterial.
O vereador avaliou que diante disso, "o Poder Público não pode se furtar a apoiar da melhor forma possível esta iniciativa, tão rara e louvável no âmbito do nosso Município, seja pela importância do tema propriamente dito, seja como reconhecimento desse trabalho de assistência social iniciado pelos voluntários em favor desse público tão necessitado. Da mesma forma, na data estipulada, caberá ao Poder Público prover a presença dos serviços de saúde do Município".

Nenhum comentário:

Postar um comentário