quarta-feira, 7 de abril de 2010

Baile do Peão







O interior do município de Livramento é marcado por festas tradicionais que congregam os moradores acostumados com as lidas do campo. São corridas de cancha reta, festa da marcação, jogo do osso, bocha e rodadas de truco, além de futebol de bombacha e as empolgantes gineteadas.

Um dos eventos mais curiosos aconteceu recentemente na região de Pampeiro, a 35 quilômetros da cidade. Foi o Baile do Peão, idealizado pelo advogado e radialista Nelmo Oliveira e seu pai Nelson Peres, um conhecido bolicheiro morador na Vila de Pampeiro.

O baile que neste ano entrou em sua 24ª edição elege todos os anos o gaúcho mais feio de Livramento. Durante a festa, a comissão julgadora da Sociedade Esportiva e Recreativa Pampeiro, presidida por Peres, rendeu-se aos traços marcantes do trabalhador rural João Belmiro, de 54 anos, e resolveu conceder-lhe o bicampeonato da feiúra.

Natural da região conhecida como Baixada do Seis, em Livramento, Belmiro disse ter ficado bastante feliz com o título alcançado pelo segundo ano consecutivo, o que manteve sua hegemonia sem haver nenhuma contestação por parte dos outros seis participantes da disputa.

Ele contou que nem precisou caprichar muito no visual para atrair atenção dos jurados, apenas colocou um aplique de cola de cavalo no barbicacho do chapeu. Marcada pela oportunidade de confraternização e inclusão social que este tipo de evento propicia no meio rural, o Baile do Peão atraiu até os moradores da cidade, que lotaram as dependências do galpão onde acontece o baile. O evento também escolheu o tradicionalista Ederson Moraes como o gaúcho mais bem pilchado da festa.

Texto: Jango Medeiros/Correio do Povo Postado por Cidades - 05/04/2010 18:03 - Atualizado em 05/04/2010 18:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário