quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia Municipal para Doação de Medula Óssea

Instituído o Dia Municipal de Mobilização para a Doação de Medula Óssea em Sant’Ana do Livramento


Foi publicada recentemente a Lei Municipal 5.714 que institui o Dia Municipal de Mobilização para a Doação de Medula Óssea em Sant’Ana do Livramento.

O Projeto de Lei nº 190/09 de autoria do vereador Nelmo Oliveira (PSB) foi aprovado durante a sessão ordinária realizada pelo Legislativo Municipal no dia 23 de novembro de 2009.

Após os trâmites legais o mesmo sofreu a sanção do Executivo Municipal tornado-se Lei. O dia 14 de dezembro de cada ano fica instituído como o “Dia Municipal de Mobilização para a Doação de Medula Óssea no Município de Sant’Ana do Livramento”.

O vereador proponente, durante a sessão na qual o P.L. 190/09 foi aprovado, utilizou a Tribuna da Câmara para fazer a defesa de sua proposição. Em sua justificativa, Nelmo Oliveira citou dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA e do Registro Nacional de Doadores Voluntário de Medula Óssea – REDOME, a fim de demonstrar a necessidade de que os Poderes Públicos e a comunidade como um todo se mobilizem para aumentar o número de pessoas dispostas a se cadastrarem como doadores de medula. O vereador Nelmo Oliveira ainda referiu que o REDOME conta com cerca de 900 mil pessoas cadastradas dispostas a doar, o que é um número muito baixo tendo em vista as probabilidades de compatibilidade entre doadores e necessitados, que podem ser de uma em 100 mil.

Ao finalizar suas ponderações, Nelmo Oliveira ainda mencionou que a proposição, ao virar Lei Municipal, visa auxiliar no cumprimento dos objetivos da Lei Federal nº. 11.930, de 22 de abril de 2009 – Lei Pietro. Segundo Nelmo, a Lei Pietro é de autoria do deputado federal gaúcho Beto Albuquerque (PSB-RS), e institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula, tendo ganhado este nome em homenagem ao filho do deputado, o jovem Pietro de Albuquerque, falecido em fevereiro deste ano vítima de uma leucemia, por não ter encontrado um doador compatível. A mãe de Nelmo Oliveira, dona Maria Olina Gonçalves de Oliveira, também sofreu de leucemia e foi transplantada há alguns anos atrás, ficando totalmente curada da doença e estando em boas condições de saúde até hoje.

No mês de dezembro de 2009 o gabinete do vereador Nelmo Oliveira realizou diversas atividades relacionadas à busca do aumento do cadastro de doadores de medula óssea no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário