domingo, 20 de março de 2011

Coluna Chimarreando 21.03

Respeito as diferenças locaisApresentei na Câmara três emendas parlamentares que criam duas novas modalidades de taxas de água e reduzem as do serviço de esgoto. As novas modalidades são a “Domiciliar Social Rural” e a “Domiciliar Rural”. As emendas garantem que as pessoas residentes nas localidades rurais de Pampeiro, Santa Rita, Palomas e Vila Thomaz Albornoz paguem apenas 70% dos valores das taxas “domiciliar social” e “domiciliar” cobradas na zona urbana. Aredução nos valores obrigará as pessoas a comprovarem que se enquadram em uma das faixas, seja pela renda, seja pela metragem da casa ou por possuir apenas um imóvel, tornando a cobrança mais justa entre que aqueles que têm mais condições financeiras e aqueles que têm menos. Não é possível que seja cobrado o mesmo valor na zona urbana e na zona rural. A diferença que há na infraestrutura, na renda das pessoas, na facilidade de acesso aos serviços, e até mesmo por serem em sua maioria áreas produtivas, autoriza que sejam criadas faixas diferentes para contemplar situações completamente diferentes. Espero pela aprovação da emenda pelos demais vereadores e também pela sanção do Projeto pelo Prefeito Wainer Machado com as emendas, uma vez que elas garantem o acréscimo de receita, revogando a isenção geral automática e indiscriminada anteriormente concedida, e também garantindo as pessoas residentes nas localidades rurais o direito de pagarem valores diferenciados dos praticados na zona urbana.

Diálogos Culturais

Com o Encontro Preparatório para os Diálogos Culturais realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, as equipes da Secretaria de Estado da Cultura encerraram a primeira etapa do processo dos encaminhamentos para a Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer.Foram realizados oito Encontros Preparatórios que revelaram uma radiografia das manifestações culturais do Rio Grande do Sul, em mais de dois mil quilômetros percorridos pela Diretoria da Cidadania Cultural da Secretaria. Nessa preparação foi estabelecido um processo de escuta das demandas das comunidades culturais dos municípios. O trabalho foi numa perspectiva de aproximar o Estado das propostas da sociedade. Para promover os encontros nos municípios, a SEDAC cumpriu o mapeamento que leva em conta as associações municipais que organizam o pensamento da cultura do estado. As plenárias dos Encontros Preparatórios definiram o calendário dos Diálogos Culturais, como segue:
1. Santa Cruz 26/03/2011 das 8h às 13h = Auditório do Colégio São Luís - Rua Mar. Floriano Peixoto, nº 719, Centro.
2. Passo Fundo 02/04/2011 das 8h às 13h = Câmara de Vereadores de Passo Fundo - Rua Dr. João Freitas, nº 75, Centro.
3. Alegrete 09/04/2011 das 8h às 13h = Centro Cultural Adão Ortiz Houayek - Praça Oswaldo Aranha, s/nº, Centro de Alegrete..
4. Cruz Alta 16/04/2011 das 8h às 13h =Casa de Cultura Justino Martins - Av. Gen. Osório 1415, Centro de Cruz Alta.
5. Porto Alegre 20/04/2011 das 8h às 13h = Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, nº 110, Térreo, Centro de POA
6. Pelotas 23/04/2011 das 8h às 13h = Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas - Rua XV de Novembro, nº 207, Centro.

Cultura e Arte

A Associação Cultural Gente de Arte projeta para 2011 seus cursos com dinamismo, criatividade, incentivando a integração cultural e artística em nossa fronteira.
Com a meta de promover e incentivar o intercâmbio cultural a associação mantém um calendário anual de eventos com exposições, seminários, painéis, mostras de arte e cursos de curta duração.
Parabéns ao trabalho desenvolvido pela Isa Hamilton e sua diretoria. A sede da associação está localizada na rua Duque de Caxias, 1783.

Nenhum comentário:

Postar um comentário