sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Visita na COOPERGEMA em Quarai


O vereador Nelmo Oliveira esteve na terça-feira(31) na cidade de Quarai quando visitou a Coopergema- Cooperativa de Gemas e Jóias e reuniu-se com alguns cooperados.

Na oportunidade, Nelmo Oliveira conversou com o grupo sobre as dificuldades enfrentadas até o momento para desenvolver a atividade de lapidação de pedras no município e sobre a importância de destinar recursos de emendas parlamentares individuais para projetos que promovam o desenvolvimento completo das cadeias produtivas, “ Precisamos não apenas extrair matérias primas mas também beneficiar os produtos e agregar valor a eles. Não há dúvida de que a exploração e beneficiamento das pedras de Quarai são uma porta importante para o desenvolvimento econômico do município.”-avaliou.

A Coopergema em Quarai

O presidente Altivo Serpa destacou que o desafio inicial foi a aquisição dos equipamentos de lapidação de pedras, bem como a organização da entidade como uma cooperativa. Outro item importante segundo o presidente foi a qualificação profissional dos cooperados para atuar como uma Cooperativa Mineral e aproveitar os imensos recursos minerais existentes na região, trabalhando em todo o processo da cadeia produtiva das pedras coradas, desde a pesquisa, a extração, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de Gemas e Jóias.
“O processo histórico mostrou desde o início a dificuldade de seguir com o desenho regional da Cooperativa, o que levou à decisão de desmembrar a Cooperativa, restando à COOPERGEMA o desafio de se reestruturar e armar o processo produtivo a nível municipal, para depois pensar em sua expansão regional”.
Nelmo Oliveira pode conhecer o trabalho desenvolvido pelos cooperados e os principais produtos da Coopergema como a lapidação de cabochões e lapidação facetada que abastecem as empresas de montagem de Jóias e também para exportação de matéria prima utilizada na confecção de Jóias.
“Os cooperados estão de parabéns pelo esforço de organização e sabem que podem contar comigo na superação de eventuais problemas que surgirem. As jóias e objetos de decoração à base de pedras lapidadas, especialmente Brincos, Anéis, Pingentes, Pulseiras, Tornozeleiras, Pratos e Tigelas estão muito bonitas. É salutar também lembrar a preocupação dos cooperados com a qualidade dos produtos que tomem em conta a merecida e necessária valorização das pedras lapidadas. Vamos juntos lutar por uma agência de fomentos que promova o desenvolvimento de projetos com suporte técnico a todos os interessados em empreender”-avaliou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário